visualizações

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tetras ou Neons





Os 7 Cardinais mostram suas cores fantásticas. (DEZ 97)




Nome: Paracheirodon axelrodi
ComppHGHTemp
Origem: Bacia Amazônica
5 cm6.0625oC

O Tetra Cardinal é um dos peixes mais desejados de se ter em um aquário, principalmente pela sua estonteante coloração. No entanto, a manutenção correta deste peixe exige um certo conhecimento que muitos principiantes não têm. Esta espécie é extremamente difícil de procriar em cativeiro, portanto praticamente todos os peixes vendidos nas lojas são coletados da Bacia Amazônica, e infelizmente milhares deles morrem todo ano em aquários impróprios para eles. É muito comum, por exemplo, ver um garotinho entrar numa loja com algumas moedas e comprar um ou dois Cardinais para colocar no seu aquarinho de peixes japoneses.
A minha experiência com estes peixes é que eles são até resistentes, desde que sejam corretamente adaptados ao cativeiro. Em primeiro lugar, eles são muito sensíveis a mudanças bruscas de parâmetros da água quando capturados, portanto ela deve ser mantida o mais próximo possível ao do habitat natural (veja tabela acima). Segundo, eles devem ser mantidos em cardumes (pelo menos 5, muito mais se possível) em um tanque bem plantado com bastante sombra e esconderijos. É desnecessário dizer que os seus companheiros de tanque devem ser pacíficos e preferivelmente pequenos. Depois de um tempo nessas condições, os Cardinais tendem a ficar mais saudáveis e confiantes. Eles não se escondem mais e tornam-se muito mais tolerantes a mudanças na água.
Esta espécie é frequentemente confundida com o Neon (Paracheirodon innesi) e com o Neon Falso (Paracheirodon simulans) que raramente aparecem nas lojas. As diferenças são sutis e relacionadas com a forma das faixas azul e vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário