visualizações

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Espada

0 ESPADA

Dentro da vasta diversidade da fauna ictiológica, muitas espécies se destacam; entre elas o Espada (Xiphophorus Helleri). Originário da região Sul do México, Guatemala, Honduras e parte da América Central.

Na verdade o espada recebe este nome devido a presença de uma saliência horizontal que se desenvolve na parte inferior da nadadeira caudal e esta característica é comum nos machos. Pesquisas mostram que a existência da cauda em forma de espada esta relacionada diretamente ao sexo e são usadas apenas para ser exibida a sua companheira. Muitas variações de cores tem sido conseguida através de cruzamentos seletivos. Da espécie selvagem de cor verde clara, obtiveram-se coloridos, desde o vermelho sangue, negro azulado, albino e tuxedo entre outros, que além da diversificação da cor, existem os de formatos mais exóticos, como o lira ou véu. Estes peixes são muito sensíveis ao frio e doenças, por isso o aquário deve estar com uma temperatura média de 22 a 26 graus.

A água deve ser ligeiramente alcalina, com um pH entre 7,2 e 7,4. 0 espada é um peixe saltador e aconselho manter o recipiente bem fechado com uma tampa de vidro ou tela plástica. Os machos mais fortes tomam todas as fêmeas, mostrando-se tão ciumento que afastam todos os outros rivais, mantendo a liderança do grupo e impedindo-os de se alimentar o que acabam até morrendo por desnutrição ou ferimentos. 0 chefe do aquário costuma perseguir as fêmeas até o período final da gestação, que é de 40 dias variando em alguns casos. Os alevinos nascem um a um, caindo diretamente no fundo ou se abrigando em folhas, na superfície da água. Os pais, e até outros peixes devoram os filhotes. Para evitar uma perda generalizada da prole é necessário isolar a fêmea em maternidades especiais ou pequenos aquários abundantemente plantado e uma alimentação bem balanceada ou alimentos vivos (artêmia e plâncton).
Alberto Oliveira Lima (BA)
Fonte: Revista Aquarista Junior nr. 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário