visualizações

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Oscar(Maiores Informações)

Nome Binominal: Astronotus ocellatus 

Classificação Cientifica:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Perciformes
- Família: Cichlidae
- Género: Astronotus
- Espécie: A. ocellatus

O Astronotus ocellatus é uma espécie da família dos Cichlidae conhecidos sob uma grande variedade de nomes, como oscar e apaiari. Na América do Sul, onde a espécie ocorre, o A. ocellatus é encontrado à venda comercial, A espécie também é muito popular como peixe de aquário.

Aparencia:

Existem relatos de Apaiari que cresceram até o comprimento de 45 cm, atingindo um peso de 1,6 kg. Os espécimes capturados na natureza são tipicamente escuros, com manchas alaranjadas, ou ocelos, no pedúnculo caudal e na nadadeira dorsal. Foi sugerido que a função desses ocelos é limitar o ebarrar de nadadeiras pelas piranhas, o que também ocorre com o A. ocellatus no seu ambiente natural. Estudos posteriores têm sugerido que os ocelos podem também ser importantes para comunicação intraespécie.Os espécimes também conseguem alterar rapidamente sua coloração, uma característica que facilita o comportamento ritual, territorial e de combate entre indivíduos da mesma espécie. A. ocellatus jovens têm uma coloração diferente dos adultos e são listrados de faixas onduladas brancas e laranjas, além de possuírem cabeças com manchas de acordo com a especie.

Distribuição E Habitat:

O Apaiari é nativo do Peru, Colômbia, Brasil e Guiana Francesa, e ocorre na bacia Amazônica, ao longo do sistema formado pelos rios Amazonas, Iça, Rio Negro, Solimões e Ucaiali, podendo também ser encontrado nos rios Apuruaque e Oiapoque. Em seu ambiente natural, a espécie geralmente ocorre em habitat de rios com correntes lentas e águas brancas, e tem sido observado abrigando-se sob troncos submersos. A distribuição da espécie está limitada pela sua intolerância a águas frias, o limite letal para essa espécie é de 12.9 °C. São peixes de águas ácidas e neutras, com boa tolerância a alcalinas, o PH ideal fica em torno de 6.8 a 7.0.

Diformismo Sexual e Reprodução:

Embora a espécie seja considerada largamente monomorfa sexualmente, é sugerido que os machos cresçam mais rápido, e em alguns grupos de ocorrência natural, foi notado que os machos possuem manchas escuras na base da nadadeira dorsal. Os espécimes atingem a maturidade sexual com aproximadamente um ano de idade e continuam a se reproduzir de 9 a 10 anos. A freqüência e o tempo de sua reprodução podem estar relacionados com a ocorrência das chuvas que ocorrem em rios em aquarios os parametros são um pouco diferente A. ocellatus são peixes de substrato reprodutivo biparental embora informações detalhadas sobre sua reprodução na natureza seja escassa. Foi observado que o estreitamente relacionado Astronotus crassipinnis pode, quando em perigo, proteger a cria em sua boca de maneira que lembra os Geophagus. Esse comportamento, entretanto, ainda não foi observado no A. ocellatus. Em cativeiro os pares são conhecidos por geralmente selecionar e limpar superfícies lisas horizontais ou verticais onde depositam de 1000 a 3000 ovas. Como na maioria dos ciclídios, o A. ocellatus protege sua cria, entretanto, a duração dessa proteção na natureza permanece desconhecido.

Alimentação e Presas

O exame do conteúdo do estômago de A. ocellatus por Winemiller (1990) demonstrou que sua dieta natural consiste primeiramente de insetos aquáticos e terrestres (que compreendem 60% de sua dieta), embora pequenos peixes, e de maneira bem menor crustáceos, também sejam consumidos ( artemias ). A maioria dos peixes ingeridos por um A. ocellatus na natureza eram relativamente sedentários como peixes-gato, e incluindo as espécies Bunocephalus, Rineloricaria e Ochmacanthus. A espécie usa um mecanismo de sucção, gerado por extensões mandibulares, para capturar a presa, e já foi reportado exibições de mimetização de morte similar ao Parachromis friedrichsthalii e ao Nimbochromis livingstonii. A espécie também tem uma absoluta necessidade de Vitamina C e desenvolve problemas de saúde em sua falta.

- Principais Alimentos: Raçoes Tetra Child Stick, Tetra Jumbo, Artemias, pequenos peixes. Desde pequeno, o Oscar consome grandes quantidades de alimento, aumentando a refeição à medida que cresce. Devora todos os peixes menores do aquário pode chegar a medir até 35 cm. Os adultos gostam de minhocas, caramujos, coração, fígado (em pedaços pequenos) e peixe como os pecilídeos (ex. Lebiste). Esse último, assim como a vitamina E, tem relação direta com o desempenho na reprodução. Obs. Tomar muito cuidado com a QTD diaria de alimentos oferecidos, para nao mudar os parametros e qualidade da agua.

Reprodução Seletiva:

Um sem número de variedades ornamentais do Apaiari têm sido desenvolvidas pela indústria aquarista. Isso inclui formas com grande intensidade e quantidade de vermelho marmóreo por seus corpos, albinas, leucísticas e xantocrômicas. A. ocellatus com manchas marmóreas de pigmentação vermelha são ventidos como oscars red tiger, enquanto linhagens com coloração vermelha principalmente nos flancos são frequentemente vendidos sob o nome comercial de oscars vermelhos ( red ), O padrão de pigmento vermelho difere entre indivíduos, Em anos recentes variedades de barbatana longa têm sido desenvolvidos, entre eles Bronze, Tigre, Véu entre outros.

No Aquario:

Os Apairis são populares como animais de estimação, e são considerados como inteligentes pelos aquaristas. Em parte porque eles aprendem a associar seus donos com alimento e é suposto que podem distinguir seus donos de estranhos.

Apesar de seu grande tamanho e natureza predatória, o A. ocellatus é um habitante relativamente calmo no aquário, melhor abrigado com outros peixes grandes demais para serem considerados como alimento.

Apaiaris são conhecidos por desenraizar plantas, e por mover outros objetos em aquários. São melhor mantidos em aquários com volume entre 200 e 600 litros.

O Apaiaris é relativamente tolerante à típica composição química das águas de aquário, por seu grande tamanho e hábitos caóticos de alimentação, necessitam que um eficiente sistema de filtragem seja instalado no aquário, não demanda um regime rígido em cativeiro, aceitando uma gama de alimentos que inclui pedaços de peixes e alimentos preparados para ciclídios.

Oscar

Óscar (Apaiari) (                ( Astronotus Ocellatus )


Comprimento máximo   PH  GH            Temperatura
              35 cm   7.2  10               26º C
O Óscar não é um peixe indicado para aquário mistos, pois é territorial, e ás vezes agressivo e acima de tudo carnívoro, além de decorar o aquário ao seu gosto, pois gosta sempre de mudar o cascalho, as plantas etc. Apesar de tudo é um peixe muito dócil e simpático. Têm uma grande personalidade e são muito resistentes e inteligentes estando sempre atentos a tudo o que acontece fora do aquário, o que talvez explique o seu apego aos aquaristas. O Óscar é um peixe que nada por todo o aquário, e as suas cores podem variar dependendo das condições ambientais do aquário. Têm a tendência a saltar muito por isso deve se manter sempre o aquário tapado. O Óscar é um peixe carnívoro, que gosta muito de insectos, peixes vivos, larvas de mosquito, coração de boi e de galinha etc .É necessário, no entanto, mudanças de água de 20% ou 30% por mês ou duas vezes por mês, pois são peixes " comedores sujões " deitando muitas vezes a comida para fora da boca, e portanto deve se ter cuidado a dar comida que solte muitos pedaços. A reprodução desta espécie ocorre 3 a 4 vezes por ano. É necessário que se tenha um grupo ( 6 a 8 ), e pequenos e jovens óscares num aquário grande, com mais de 300 litros. quando se nota que 1 casal se juntou, deve se retirar imediatamente os restantes óscares. O casal escolhe então o local da desova ( introduza no aquário rochas de ardósia ). As fêmeas soltam cerca de 200 e 2000 ovos que em seguida são  fecundados pelo esperma do macho. O casal ficará de guarda, e os filhotes nascerão após 4 ou 5 dias, e serão protegidos pelos pais entre 30 a 60 dias. Os filhotes nascerão com o saco vitelino ( rico em nutrientes ) , que lhes alimentarão por 3 dias, após isso comece alimenta-los, com comida própria para eles ( informe-se numa loja da especialidade ).

Ciclídeo Zebra Red Top


Nome popular: Zebra Laranja
Nome científico: Pseudotropheus zebra
Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Origem: África (Lago Malawi)
Sociabilidade: sozinho ou grupo
Comportamento: agressivo e territorial
pH: 8.2
Temperatura: 27ºC
Tamanho adulto: 12.0cm
Tamanho do aquário: 100L

Acessório pra Aquarios

Acessórios
Os acessórios e as plantas são um toque especias em seu aquário. Beneficie-se de tudo o que está disponivel nas lojas de aquário. Não use nenhum tipo de decoração natural ou manufaturada que não seja comprada ou recomendada por seu lojista de confiança!
Bala Shark

Decorações

Os itens que você vê mais frequentemente em aquários realizam duas funções: A primeira, estética, a segunda, um refugio.
Um local escondido alivia o estresse, contribuindo na adaptação de novos peixes e oferece proteção a todos, o que faz com que sintam-se mais confiantes e comam mais, melhorando assim sua resistencia às doenças.
Existem muitos outros objetos que podem ser usados para decoração. Estes incluem plantas naturais, artificiais e os ornamentos que auxiliarão a melhorar a imagem que você criou e a adicionar toques de beleza e vibração naturais.

Cascalho

Forme um camada de 3 a 5 cm de espessura. Procure usar cascalho naturais neutros, encontrados facilmente em qualquer loja.


Aquecedor e Termometro

Zebra
É recomendada e útil a compra de aquecedor com termostato e termômetro para regulagem e constante monitoração das temperaturas da agua. A faixa de temperatura entre 26ºC e 28ºC é ideal para a maioria dos peixes. Observe a temperatura da água pois os peixes podem adoecer caso submetidos à mudança bruscas de mais de 3ºC em um curto intervalo de tempo.
 

Lâmpada

Simula periodos de luz e escuridão. São recomendadas as lâmpadas fluorecentes especificas para aquários.

Bombas de Ar

Pode ser usada durante o dia juntamente com objetos decorativos ou como "paredes de bolhas", também para decorar o ambiente.

Fonte: Tetra


domingo, 1 de setembro de 2013

Volta

aew galera to de volta agr e pra ficar com vcs ai passei esse tempão sem escrever pq tinha perdido o interesse em peixes mas encontrei um amigo meu q tbm gosta agr ele min motiva!