visualizações

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Aquário



Goby Abelha
Um aquário é um recipiente capaz de conter água, possuindo pelo menos uma de suas paredes feita de algum material transparente, geralmente vidro ou acrílico. Além disso, é dotado dos componentes mecânicos que tornam possível a recriação de ambientes subaquáticos de água doce, do mar ou salobra e a manutenção de formas de vida correspondentes a estes ambientes, como peixes, invertebrados, plantas etc. Os aquários mais básicos são de planta retangular, composta por paredes de vidro coladas com silicone neutro.

O antigo conceito de aquário, como sendo uma simples bola de vidro com uma abertura circular em cima e fundo plano, na qual se mantinham peixinhos coloridos em água, foi largamente superado. As condições ambientais não eram, neste caso, controladas e, para manter os animais vivos, a água tinha de ser trocada em períodos regulares por água limpa e sem cloro, por não possuírem nenhum sistema técnico de depuração.

Tipos

Itui Cavalo
De maneira geral, e segundo a concentração de sais minerais na água, os aquários se dividem em:

Aquários de água doce - simula um ambiente lacustre ou fluvial. (concentração de sais < 0,5%)
Aquários de água salgada - simula um ambiente marinho ou oceânico. (concentração de sais 0,5% - 18%)
Aquários de água salobra - simula os ambientes intermediários quanto à salinidade, por exemplo lagunas e estuários. (concentração de sais < 0,5% - 5%)
Mas, mais detalhadamente, a aquariofilia distingue vários tipos de aquários segundo a finalidade:

Lebiste
Aquário comunitário - onde vivem peixes e plantas de diversas espécies, independente de seu lugar de origem. Obviamente se agrupam tendo em conta que as características ambientais que precisam são as mesmas.
Aquário de espécie individual ou específico - são aquários destinados à criação de uma determinada espécie de peixe. Este aquário requer um ambiente muito específico, adequado ao peixe. Diferencia-se do aquário de criação onde não há fins de seleção por raça ou comerciais.
Aquário de biótopo - onde estão reunidos peixes e plantas que pertencem a um mesmo hábitat, com o fim de recriar um determinado ambiente.
Aquário de reprodução - suas condições ambientais tratam de facilitar a reprodução de uma ou várias espécies de peixe.
Aquário de criação - destinado à criação de uma só espécie de peixe por motivos de seleção de raça ou com fins comerciais.
Aquário nature - trata-se também de um aquário plantado, seguindo a estética japonesa, relacionando-se com representações simbólicas de aspectos da natureza e procurando um equilíbrio orgânico entre os vários elementos. Este estilo foi fortemente impulsionado por Takashi Amano nos início dos anos 90.
Por último, atendendo à temperatura da água, podemos distinguir dois tipos de aquários:

Espada
No aquário de água fria a temperatura oscila entre 18°C e 22°C, aproximadamente. Durante os meses de inverno, uma resistência elétrica impede que a temperatura seja menor que 15°C. É utilizado, sobretudo, para espécies de peixes exóticos resistentes.
Num aquário tropical a concentração de sais na água é indiferente, podendo esta ser tanto doce como salgada ou salobra. A água é aquecida por um sistema de termoregulação. A temperatura deve estar entre 23°C e 28°C, aproximadamente, graças ao uso de resistências elétricas e de um regulador, o termostato.