visualizações

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lebistes


Os Lebistes são sem dúvida uma das espécies de peixes mais interessantes e mais fáceis de se criar em aquários. Suas cores vivas chamam a atenção de qualquer pessoa que passe por um aquário habitado por eles.

Se você quer começar uma criação de Lebistes, é necessário saber uma porção de coisas importantes pra ter sucesso em sua criação.
- pH: O pH da água do aquário pode variar entre 6.8 a 7.2 mas o ideal é 7.2. Se o pH do aquário estiver impróprio pode trazer doenças aos peixes que poderão até morrer.

Temperatura: A temperatura da água também pode variar entre 25 e 28oC. Não é recomendável que a água do aquário permaneça por um longo tempo com a mesma temperatura, pois uma pequena mudança poderá prejudicar os peixes.

Alimentação: Devem ser servidos aos Lebistes:
- artêmia salina e rações flocadas encontradas em lojas do ramo. As rações congeladas são outra opção de alimentação para os Lebistes. Alimente os lebistes uma ou duas vezes ao dia e tenha sempre uma coridora para que ela coma os restos de alimentos deixados pelos peixes.

Tipo de aquário: o aquário para criação dos Lebistes não precisa ser muito grande, mas deve ser bem plantado e ter uma boa iluminação (10 a 12 horas por dia).

Doenças: As doenças mais comuns dos Lebistes são os íctio e os fungos. Se o seu aquário estiver com o pH e temperatura certa e se os peixes tiverem uma alimentação adequada, dificilmente adoecerão, mas no caso de algum adoecer, deixe-o de quarentena, alimente-o bem e use medicamentos adequados, pois os medicamentos usados de maneira errada podem provocar a morte do peixe.
Reprodução: 0 aquário para reprodução dos Lebistes deve ser bem plantado, bem iluminado, deve ter também pH e temperaturas certas.
0 macho persegue a fêmea e lança os espermas diretamente ao orifício genital da fêmea que é fecundada. Depois de mais ou menos 30 dias ela dará cria e nascerão de 20 a 60 filhotes. Uma fêmea que é fecundada dará cria várias vezes, mesmo que não tiver o macho, pois os espermas se alojam dentro dela e cada vez que ela dá cria é fecundada novamente. Esse tipo de fecundação ocorre entre todos os tipos de peixes vivíparos (Lebistes, Espadas, Platis e Molinésias).

ALESSANDRO M. OLIVEIRA
Fonte: Revista Aquarista Junior nr. 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário