visualizações

sábado, 10 de dezembro de 2011

Causas de uma água suja



Evitar excesso de alimento
O excesso de alimento é uma das principais causas relacionadas a problemas de alteração da qualidade da água. A quantidade de ração a ser fornecida varia com o tamanho e quantidade de peixes e deve sempre obedecer a seguinte regra: A cada vez que os peixes forem alimentados, fornecer uma quantidade que seja totalmente consumida em, no máximo, 5 minutos. Em caso de viagem não deve-se fornecer uma quantidade maior de alimento, com o intuito de sobrar para outros dias. Esta prática é totalmente desaconselhada, pois apenas algumas horas após o fornecimento, os peixes não mais aceitarão aquela ração, que irá sobrar e causar os vários problemas já citados. Para o período de ausência deve-se utilizar os alimentadores alcon HOLIDAY (10 a 15 dias) e alcon WEEKEND (3 dias). As pastilhas destes alimentadores liberam ração lentamente, a medida que se dissolvem. Além de alimento granulado, os alimentadores contém sulfato de cálcio, que ajudana estabilização da água, principalmente no que diz respeito a níveis de pH. 


Evitar super povoamento
A população de peixes deve seguir a proporção aproximada de 1 litro de água para cada centímetro de peixe. Desta forma serão evitados os problemas já descritos de excesso de matéria orgânica e consequentes taxas elevadas de amônia e nitrito.

Não mexer excessivamente no aquário
  
Mesmo sabendo da necessidade de, vez por outra, ter que mexer no aquário para realizar tarefas como limpeza interna dos vidros, sifonagem de fundo e manutenção de plantas, deve-se sempre evitar mexer desnecessariamente ou muito frequentemente no aquário. Desta forma evita-se, além do estresse dos peixes, alteração no funcionamento do filtro biológico e consequentes problemas com a qualidade da água.

Realizar sifonagens de fundo e trocas parciais de água
Como o filtro de placas ou biológico utiliza o próprio substrato de fundo como elemento filtrante, sua manutenção consiste na sifonagem de fundo, realizada com sifão simples de tubo e mangueira. O objetivo é retirar o excesso de matéria orgânica acumulada entre o substrato. A frequência desta sifonagem e consequente troca parcial de água depende das condições particulares de cada aquário, mas podemos citar o intervalo de duas semanas como recomendação geral. Cerca de 20 % da água do aquário deve ser trocada a cada sifonagem, adotando-se com a água a ser adicionada os cuidados relacionados ao cloro presente na água da torneira. Deve-se também respeitar os valores de temperatura e pH da água restante no aquário. É muito importante não esquecer da aplicação de Labcon Protect a cada troca parcial de água.
Para os outros tipos de filtro é necessária a limpeza e/ou troca dos elementos filtrantes na frequência recomendada pelos fabricantes ou conforme as condições de cada aquário.

Não usar peças decorativas que possam alterar a qualidade da água
Durante a montagem e decoração de aquários de água doce, deve-se resistir à beleza de muitas peças decorativas, como pedras tipo cristal e conchas ou corais marinhos. Apesar de enfeitarem o aquário, podem alterar muito a qualidade da água, principalmente o pH. Caso se queira, de todo modo, usar este tipo de material na decoração, deve-se testar sua capacidade em alterar o pH da água antes de introduzi-los definitivamente no aquário.
por Marcos Esteves

25 Dicas de Como Cuidar do Aquário


[a.jpg]

1.Distribua a iluminação uniformemente por todo tanque.
2.Geralmente a água da torneira é muito alcalina para os peixes.
3.Faça vários esconderijos para peixes "tímidos".
4.Esconda o aquecedor debaixo do cascalho.
5.Caramujos ajudam na limpeza do aquário, mas tome cuidado com superpopulação.
6.Alimente os peixes antes de desligar a luz, diminuindo o risco dos peixes maiores se alimentarem dos menores.
7.Após ligar a iluminação, espere 10 minutos para alimentar os peixes.
8.Peixes de cardume, vivem bem em cardume (mínimo de 5).
9.Tenha sempre peixes "faxineiros" no aquário.
10.Conchas não combinam no aquário de água doce.
11.Alimente seus peixes com ostras. Deixe no máximo por 24 h.
12.Prefira bombas submersas, além de silenciosas, são mais eficientes.
[a.jpg]
13.Peixes de fundo como Corridora e Cascudo também merecem ração, adquira rações especiais.
14.Tenha sempre 2 ou mais rações diferentes para oferecer.
15.O Betta pode conviver com outros peixes desde que não tenha outro macho, já as fêmeas não tem problema. Evite aquário alto para não "afogar" o peixe.
16.Não coloque enfeites que não seja natural. (É quase uma dica essencial!).
17.Além do filtro biológico tenha também filtro mecânico e químico.
18.Tenha sempre equipamentos sobressalentes como termômetro, aquecedor e remédios.
19.Fígado e coração são excelentes alimentos, porém sujam a água.
20.Coloque folha alface na água, os peixes herbívoros adoram.
21.Lâmpadas incandescentes esquentam a água, tome cuidado!
22.Para tanques de água ácida use somente cascalho de rio, já de água alcalina misture cascalho de calcário
[a.jpg]
23.Para aquários tropicais use 25cmpor 1cm de peixe, isto é, multiplique o comprimento pela largura do tanque e divida o resultado por 25. Ex.: O aquário de 1000cm2 comporta 40cm de peixe.
24.Para aquários de água doce fria use 75cmpor 1cm de peixe, isto é, multiplique o comprimento pela largura do tanque e divida o resultado por 75. Ex.: O aquário de 1000cm2 comporta 13,3cm de peixe.
25.Água esverdeada significa excesso de luz.