visualizações

domingo, 11 de dezembro de 2011

Peixes que não precisam de bomba de oxigenação além do Betta



Diferente do que muitos pensam existem peixes além do Betta que podem ser criados em um aquário sem bomba de oxigenação, respondendo a duvidas de alguns leitores indicarei outros peixes que podem ser criados  nas mesmas condições do Betta.

Primeiramente vamos aos cuidados básicos tanto quanto com o Betta como com as outras espécies que citarei.
  1. Trocas parciais devem ser feitas  uma vez por semana, importante nunca troquem toda a água apenas 30% dela,
  2. Alimentação em excesso que na maioria das vezes é o que leva a morte de seu peixe
  3. Não esqueça do aquecedor que será necessário no inverno, ou dias frios.
  4. Procure deixar o aquário longe de poluição sonora.
  5. Não exponha seu aquário diretamente ao sol.
  6. Use sempre anticloro. (se usar água mineral preste atenção no ph contido na embalagem), Evite água de poço, a melhor forma de manter equilíbrio do aquário é usar a água da sua torneira  junto com o anticloro.
  7. Ofereça uma alimentação de boa qualidade e apropriada para espécie de seu peixe, prefira as rações em granules.
  8. Lave sempre suas mãos ao manipular seu aquário.
  9. Observe sempre o comportamento de seu peixe, agitação, respiração e se esta se alimentando.
  10. Não bata no vidro!!!! NUNCA...  evite transporta  seu aquário ou ficar trocando seguidamente de lugar.
  11. Evite os aquários  redondos, conhecidos como aquário bola.



Um pequeno erro dito por muitos vendedores em lojas de aquarismo que erram ao dizer que o Betta assim como a Colisa, Tricogaster, Paraíso e o Beijador não precisam de oxigenação. A oxigenação é vital para o peixe a unica coisa que diferem estas espécies é que elas possuem um orgão chamado labirinto que permitem retirarem o oxigênio da atmosfera, por isso eles sobem tanto a superfície do seu aquário.

Então alguns pontos básicos esclarecidos vamos a sugestões para aqueles que não gostam de Betta mas gostariam de ter um peixe  nas mesma condições.

TRICOGASTER: é um peixe pacifico, porém demasiadamente tímido quando vive em espaços pequenos, muitas vezes por este motivo pode perder a vontade de comer, então preste sempre atenção se o mesmo anda se alimentando.Os machos possuem a nadadeira dorsal  e anal mais comprida e pontuda, e a da fêmea é mais arrendonda, os machos costumam ser maiores e ter cores mais vibrantes.

TRICOGASTER LEERI


TRICOGASTER AZUL


TRICOGASTER ROSA




COLISA: É um peixe pacifico, muito resistente podendo ter mais de um no mesmo aquário, se destacam por sua coloração, os machos se diferenciam  das fêmeas por sua coloração e pela nadadeira anal.

COLISA LÁLIA


COLISA CHUNA


COLISA COBALTO


COLISA LABIOSA


COLISA FASCIATA


PEIXE BEIJADOR:  Pacifico, porém agressivo com os da sua mesma espécie, muitas pessoas acham engraçados quando eles se beijam mas na verdade eles estão brigando. Os machos são ligeiramente maiores a fêmea tem um perfil ventral convexo.




PEIXE DO PARAÍSO: Na minha opinião é um dos mais belos Anabantideos, é um peixe agressivo, gosta de águas paradas, os machos apresentam uma coloração mais viva que as fêmeas.Apresenta varios tipos de coloração, azul, amarelo, vermelho, laranja.





16 comentários:

  1. pq não pode isso???
    Não bata no vidro!!!! NUNCA... evite transporta seu aquário ou ficar trocando seguidamente de lugar.
    Evite os aquários redondos, conhecidos como aquário bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne tudo isso que vc citou pode causar estresse nos peixes. eles mudam o comportamento podendo ate morrer. Peixes com estresse tem varias fazes desde batendo nas pedras ate parados no fundo. Geralmente quando se bate no vidro eles se assustam podem ficar sem comer por vários dias. Na duvida não é bom fazer essas coisas. Eu crio peixes de vários tipos desde 2013. as vezes muita luz ja estressa eles.

      Excluir
    2. Anny, qd se bate no vidro do aquario criasse uma onda sonora grande dentro do mesmo. Ficar mudando o aquario de lugar estressa os peixes e tbm gera ruídos. Aquarios redondos distorcem a imagem, vc ver o peixe maior e o peixe ver as coisas menores e distorcidas.

      Excluir
  2. ow meu amigo, to com um empasse, meu colisa macho ta paradão no fundo se escondendo o que pode ser? tinha deixado o aquário sem peixe por duas semana filtrando, tratei a água com protecplus, tou pretendendo comprar o toxivec retira amônia nitrito e outros...meu aquario tem 60L vou comprar as plantas hoje...
    mas com relação ao colisa será que ele recebeu um choque térmico?
    mas reparei q quando nao to ele fica nadando normal e comeu hoje de manhã acho q ele ta com medo é de mim....

    ate+ sou de joão pessoa tambem
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Estou com Tricogáster e um Betta , os dois em aquários, separados mais redondos e sem bomba , tem alguma coisa a ver ?? tem alguma recomendação?

    ResponderExcluir
  4. Ganhei um peixe paraíso, no próximo mês vou trocar a água fui orientada a colocar água mineral realmente posso colocar essa água? Ou posso usar a de torneira e colocar o anticloro. O que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troque apenas 20% de agua sem cloro. Agua mineral não é aconselhável por causa do ph baixo. Melhor agua de torneira tratada com anticloro ou com mais de 2 dias de descanço

      Excluir
  5. Ganhei um peixe paraíso, no próximo mês vou trocar a água fui orientada a colocar água mineral realmente posso colocar essa água? Ou posso usar a de torneira e colocar o anticloro. O que faço.

    ResponderExcluir
  6. Ola, queria saber se posso colocar colisa e kinguio junto, meu aquario esta com 2 meses coloquei os colisas (2) e kinguio só que o colisa esta muito agressivo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Gostaria de saber como deve ser a alimentação de peixes ornamentais que vivem em aquário sem bomba.
    Peixe dorme?

    ResponderExcluir
  8. Olá tenho 3 acaras e queria saber se posso deixar eles em a bomba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Precisa de bomba que provoque oxeganação da agua atravez de bolhas. Acara precisa de bastante oxigenio

      Excluir
  9. Por que não posso trocar toda água do aquário?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir